terça-feira, 15 de novembro de 2011

VIDA (MALDITA) DE TUTOR EAD




Este é um espaço para podermos falar dessa nova profissão educacional: o tutor EAD.

Existem pontos positivos e pontos negativos nessa profissão. Falo profissão porque pelo que todos na área já perceberam o tutor EAD não é considerado professor. A legislação não abarca este cargo e não existe um sindicato institucionalizado que também apoie estes profissionais.

Mas vamos aos pontos positivos: se você não gosta de estar diante de uma sala de aula, este é o lugar, pois existe pouco ou nenhum contato com os alunos; normalmente o tutor pode fazer seu próprio horário; as poucas aulas presenciais (quando existem) conseguem estabelecer a relação entre professor e aluno;  e agora não consigo lembrar de mais nenhum.

Pontos negativos: salários baixíssimos; as empresas educacionais não levam em consideração sua titulação; os alunos são, em grande parte, semi-analfabetos; como a relação professor-aluno é feita apenas pela internet, se  o tutor não der nota total nos trabalhos, mesmo se estes estiverem péssimos, os são bem mal educados; o tutor não precisa pensar em nada, pois normalmente o material já vem pronto; o trabalho é completamente mecânico.

São vários pontos positivos e negativos nesta nova área educacional. Porém, é uma área que precisa ser repensada urgentemente, especialmente no que tange aos salários dos tutores e proteção jurídica.

Espero que este espaço ajude a quem deseja esta profissão e que sirva de espaço de discussão para quem já faz parte desta vida (maldita) de Tutor EAD.

Sejam bem vindos!!

Tutor EAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário